getulio vargas
ENTENDA SUA PARTICIPAÇÃO NA HISTÓRIA DA PETROBRÁS E RESPONDA SEM MEDO DO EXÍLIO.....
Campanha "O petróleo é nosso"
Centro de Estudos e Defesa do Petróleo e da Economia Nacional, criado em 1948, foi o primeiro grupo organizado em defesa da nacionalização do petróleo no país
Getúlio Vargas assina a Lei No. 2004/1953, que cria a Petrobrás
GETÚLIO VARGAS E A CRIAÇÃO DA PETROBRAS
O monopólio estatal do petróleo foi instituido no Brasil em 1953 pela Lei Nº 2004, que estabeleceu o monopólio da União na exploração, produção, refino e transporte do petróleo no Brasil, e criou a Petrobras para exercê-lo.
Após a Segunda Guerra Mundial houve no Brasil um intenso debate sobre a melhor maneira de explorar o petróleo brasileiro. Havia dois grupos com posições bem definidas: um que defendia a abertura do setor petrolífero à iniciativa privada, nacional e estrangeira, e o outro que desejava o monopólio estatal do petróleo. O assunto era muito polêmico, e envolvia diversos aspectos políticos, tais como a soberania nacional, a importância dos nossos recursos minerais estratégicos, a política de industrialização, os limites de atuação de empresas multinacionais no Brasil e foi um dos assuntos mais marcantes na História do Brasil nas décadas de 1940 a 1960.
Ao ser aprovada, a Constituição de 1946 determinou que a regulamentação sobre a exploração de petróleo no Brasil fosse feita por meio de lei ordinária, e com isso criou-se a possibilidade para a entrada de empresas estrangeiras no setor petrolífero .
O presidente Eurico Gaspar Dutra enviou, em 1948 ao Congresso Nacional um Anteprojeto do Estatuto do Petróleo que, se aprovado, permitiria a participação da iniciativa privada na indústria de combustíveis; naquela ocasião não havia no Brasil empresas brasileiras com recursos financeiros e tecnologia necessária para a exploração de petróleo. Isso fez com que os nacionalistas não concordassem o anteprojeto de lei de Dutra por entender que sua