Getúlio Vargas
1 – INTRODUÇÃO………......………………………...………………………………
2
2 - BIOGRAFIA……………..……………………………….………...……...……….
3
3 - A HISTÓRIA………………………………………………..…………...…………
5
3.1 – DE SÃO BORJA PARA O BRASIL…..………….…………………………
5
4 - CONCLUSÃO………………………………………….…………………………...
7
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho, irei abordar alguns aspectos entre as definições de Maquiavel e suas relações com a Liderança exercida por Getulio Vargas. Um homem que saiu de uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul, para o coração de muitos brasileiros. Amado por muitos, odiado por tantos outros, sua carreira política, suas concepções de poder, sua oratória contagiante, sua formação política, suas realizações e frustrações, até seu fim trágico.
Vamos navegar por águas, nunca dantes navegadas, o mundo fascinante do poder exercido por um dos mais populares, governante, da história recente do Brasil.
2. BIOGRAFIA
Manuel do Nascimento Vargas, combatente na Guerra do Paraguai, sendo considerado herói militar. Seu pai que iniciou o combate como cabo, ao encerrá-la saiu como tenente-coronel. Ao desligar-se por completo, estabeleceu-se como fazendeiro em São Borja, casando-se em 1872 com Cândida Dornelles. Ao final do Império, tornou-se o chefe político local do Partido Republicano Rio-Grandense (PRR). Já na República combateu os federalistas que insurgiram contra o governo de Júlio de Castilhos, desencadeando a chamada Revolução Federalista. Enfrentou as tropas de Dornelles, tio materno de Getúlio Vargas e líder federalista no município, originando a histórica contradição na família Vargas, de um lado os “chimangos” (republicanos) e de outro os “maragatos” (federalistas).
Com o final do conflito em 1895, e a vitória dos republicanos, o PRR tornou-se o partido