Gestao Pessoas
Ao pesquisar sobre este tema, certamente você irá descobrir que cada autor apresenta a sua definição sobre o que seja Gestão de pessoas, e no final de sua pesquisa, talvez você queira construir a sua própria definição. Entre os autores pesquisados, uma boa definição é citada por GIL (2001):
Gestão de pessoas é um ramo especializado da Ciência da Administração que contempla todas as ações empreendidas por uma organização, com o objetivo de integrar o colaborador no contexto da organização e aumentar sua produtividade.
Observe que quando o autor se refere à integração, não está se referindo somente ao momento em que o colaborador ingressa na empresa, mas sim a todo o período em que atua na mesma. E ainda, sobre o termo “produtividade”, ele indica que a contratação de novos profissionais deve-se à necessidade de gerar maior produtividade e, conseqüentemente, maiores resultados para a empresa.
Já Milioni (2002), apresentando uma visão diferente, definiu Gestão de pessoas enfocando outros aspectos. Para ele significa:
“(...) conjunto de estratégias, técnicas e procedimentos focados na mobilização de talentos, potênciais, experiências e competências do quadro de colaboradores de uma organização, bem como a gestão e a operacionalização das normas internas e legais incidentes.”
Observe nesta definição a diferença de foco. Você pode notar que a ênfase é dada aos esforços da organização no sentido de aproveitar e explorar o potencial das pessoas, o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que cada profissional possui, e não na produtividade em si.
Note também que, quando o autor se refere à operacionalização das normas internas e legais, ele está se referindo à parte burocrática da área da Gestão de pessoas: o registro na Carteira de Trabalho (CTPS), a folha de pagamento, os recolhimentos de encargos trabalhistas, ou seja, o cumprimento de todos os procedimentos previstos na CLT e legislação complementar.
Aliás, como