gestao participativa
A Gestão Participativa é uma teoria de gestão de pessoas, que dá ênfase à sua capacidade de autonomamente tomar decisões e resolver problemas, contribuindo para um melhor desempenho e competitividade da empresa, e levando a maior satisfação e motivação no trabalho.
Gerir de forma participativa consiste em delegar e receber inputs sobre as decisões que determinam o rumo da empresa, procurando esses inputs entre os colaboradores, os clientes, os fornecedores e outros stakeholders, tendo como meta que todos contribuam para o desempenho da organização. Nesse modelo, tornam-se criticas a liderança, a autonomia e a responsabilização pelos resultados alcançados, visto que cada um é responsável pelo seu comportamento e desempenho.
Empresas competitivas buscam resultados. A economia mundial vive hoje o momento de concorrência mais acirrada que já existiu em todos os tempos. Para sobreviverem neste cenário, as empresas adotaram um rigoroso padrão de excelência e passaram a exigir resultados cada vez mais positivos.
GESTÃO PARTICIPATIVA: UMA NOVA REALIDADE
Os novos paradigmas gerenciais requerem funções descentralizadas, participativa, interdependentes e integradas. O desenvolvimento organizacional depende da melhoria contínua dos processos de gestão, apoio e de base, pois a eficiência dos processos de gestão, apoio e de base, pois a eficiência dos processos depende dos referencias e recursos neles utilizados. O ser humano hoje é totalmente determinante, pois sua capacitação e motivação é que tornam possível o aumento da eficiência dos processos e produtividade de qualquer organização.
A gestão participativa busca criar estruturas descentralizadoras, em que se faz necessário à sobrevivência da empresa, em que relacionamento cooperativo passa a ser uma ferramenta essencial para superar os conflitos internos nos processos produtivos e as mudanças nas relações do trabalho. A consciência individual e coletiva exige de seus gestores e demais pessoas da