gestao escolar
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 22ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2002
PESQUISA CIENTÍFICA
1. INTRODUÇÃO
Apesar do caráter universal de estruturação lógica e de organização metodológica, os trabalhos científicos diferenciam-se em função principalmente de seus objetivos e da natureza do próprio objeto abordado.
Sendo assim, é conveniente fazer rápida referência aos principais tipos de trabalhos científicos comumente solicitados nos vários momentos da vida acadêmica.
2. TRABALHO CIENTÍFICO E MONOGRAFIA
2.1 Monografia
Monografia consiste num tipo especial de trabalho científico, o qual reduz sua abordagem a um único assunto, a um único problema, com um tratamento especificado, ou seja, tratamento estruturado de um único tema, devidamente especificado e delimitado. É uma forma de trabalho exigida dos alunos durante o curso de graduação, como parte das atividades do processo didático. Dentre essas atividades temos os chamados “trabalhos de pesquisa”, “trabalhos de aproveitamento”, os relatórios de estudo, os roteiros de seminários, os resumos de capítulos ou de livros, as resenhas ou resensões bibliográficas.
Esses trabalhos são exigidos durante os cursos de graduação, como parte do próprio processo didático, ao contrário das dissertações, teses e ensaios, que embora possam ser trabalhos acadêmicos, são resultados de uma pesquisa ampla, profunda, rigorosa, autônoma e pessoal.
2.2 Os Trabalhos Didáticos
Os trabalhos didáticos são relatórios científicos dos estudos realizados pelos alunos, levando os alunos a buscar nas devidas fontes, elementos complementares àqueles adquiridos no próprio curso. Esses trabalhos não podem ser deixados à pura espontaneidade criativa dos alunos. Nesta fase, a exploração do patrimônio cultural e da realidade contextual é uma exigência imprescindível do processo didático-pedagógico do ensino superior. É através desse tipo de trabalho que o estudante, além de