renascimento
INTRODUÇÃOO
O Renascimento traz como principais características o florescimento das artes, e um vigoroso despertar de todas as formas de pensamento. A redescoberta da antiga filosofia, da literatura, das ciências e a evolução dos métodos empíricos de conhecimento caracterizam todo este período que inicia se no século XV e prolonga-se até o séc. XVII. Em oposição ao espírito escolástico e ao conceito metafísico da vida, busca-se uma nova maneira de olhar e estudar o mundo natural.
A cultura do século XVII apresentou-se profundamente impregnada pela idéia de que a razão humana deve iluminar, vi ar a vida dos indivíduos e das sociedades sobre a face da Terra. Tais idéias, que diminuíam a importância da religião, encontravam-se na origem do termo Iluminismo.
O Iluminismo desenvolveu-se principalmente na Inglaterra do século XVII, onde se realizavam os maiores progressos da economia capitalista. A burguesia apresentava-se como a mais evoluída da Europa, realizando revoluções que diminuíram os controles da política mercantilista, derrubando o absolutismo.
2 DESENVOLVIMENTO
Dá-se o nome de Renascimento (ou Renascença) ao movimento de renovação intelectual ocorrido na Europa dentro da transição do feudalismo para o capitalismo. Na realidade, não se pode entender o Renascimento como limitado às Artes e às Ciências, mas sim como uma mudança nas formas de sentir, pensar e agir em relação aos padrões de pensa mento e comportamento vigentes na Idade Média. O Renascimento exprime sobre tudo os novos valores e ideais da burguesia, classe ascendente na transição para o capitalismo.
Uma das principais características do Renascimento é o Humanismo, interpretado