Gestao Educacional
O processo educativo existe desde os nossos antepassados quando os homens precisaram adaptar a natureza às suas necessidades, eles aprendiam tudo o que era indispensável para sobreviverem, e esses ensinamentos eram passados de pai para filho, uma vez aprendido os filhos davam continuidade, e bastava aprender o necessário para sobreviver.
No século VIII a. C. houve a separação das classes: a dos governantes onde os mesmos tinham uma educação voltada para exercer o poder político; já os trabalhadores não tinham escola e sim preparação para o trabalho braçal, apenas observavam os adultos para posteriormente somar com eles no serviço; e oprimidos eram os que não tinham direito algum a qualquer tipo educação.
Com o declínio da sociedade antiga a igreja ficou responsável por escolarizar os povos, a mesma tinha a finalidade de instruir as pessoas para a pregação, os dogmas católicos.
O processo de industrialização e urbanização (a sociedade capitalista) trouxe grandes mudanças na nossa sociedade, a começar pela migração do campo para a cidade, isso ocorreu devido ao capitalismo que com a chegada da industrialização precisou-se da mão de obra da classe trabalhadora, contudo era necessário que tivessem algum tipo de saber, e cada operário era ensinado apenas para exercer uma função - não se podia perder tempo ensinando aos operários mais de uma função -, foi a partir dai que se deu inicio a escolarização para a população, pois precisava preparar os indivíduos para os novos meios de produção, visto que é a escola a responsável pela formação do cidadão. Passou-se então a exigir que os trabalhadores tivessem o mínimo de escolaridade para poder desempenhar as funções, surge à escola para todos em meio às necessidades do capitalismo.
Desde então a escola vem sofrendo mudanças no seu processo de constituição, uma vez que se altera conforme aspectos culturais, regionais entre outros. Mas o processo educativo acontecia da seguinte maneira, a população