Motivação
Djair Lourenço Albuquerque Junior.
1) O autor começa o texto relatando algumas estratégias motivacionais para levar o comportamento do uso do cinto de segurança. Levando-se em consideração a nossa realidade cultural, que estratégias seriam eficientes? Você acha que o incentivo aversivo é uma estratégia mais eficiente? Por quê?
O incomodo causado pelo sinto de segurança me parece ser universal, a sensação de estar amarrado não é uma das mais agradáveis. Ultimamente tenho observado à criação de campanhas publicitárias que valorizam o efeito impactante da exposição de terríveis acidentes causados por displicência no trânsito e entre elas a falta de uso do cinto de segurança. Não achei nenhuma pesquisa local que me dessa base para afirmar que neste caso o incentivo aversivo é mais eficiente. Porém, através dos demais estudos relacionados ao tema podemos inferir que estas campanhas não são escolhidas por acaso e que no caso de uso de sinto de segurança o uso do incentivo aversivo tem se mostrado mais eficiente do que a oferta de incentivos atraentes.
2) O que é motivação extrínseca?
É um motivo que não nos é inato e sim criado pelo ambiente para fazer-nos iniciar e/ou persistirmos em alguma ação.
3) O que é motivação intrínseca?
É a propensão inata de uma pessoa se comprometer em seus próprios interesses e exercitar suas próprias capacidades, e, ao fazer isso, a pessoa busca e domina desafios em um nível ótimo.
4) Funcionalmente, como a motivação intrínseca acontece?
A motivação intrínseca fornece a motivação inata para que a pessoa busque seus interesses e realize o esforço de procurar desafios necessários para desenvolver suas próprias habilidades e necessidades.
5) Porque as pessoas experimentam a motivação intrínseca?
As pessoas experimentam as motivações intrínsecas por terem necessidades psicológicas, essas quando satisfeitas dão ao individuo o