engenharia de trafego
Funções econômicas do transporte
Utilização de recursos naturais: o transporte é extremamente necessário para o desenvolvimento de uma região, de um país e do planeta. É um fator importante para a riqueza e poder de uma nação, o acesso e a efetiva utilização de seus recursos naturais.
As matérias prima raramente são consumidas onde ocorre na natureza, sendo desta forma necessária o envolvimento de ciclos contínuos de transporte. A medida que são consumidas as reservas naturais, torna-se necessário buscá-las em lugares mais distantes exigindo rapidez e eficiência no transporte.
Especialização regional:o transporte torna possível a especialização regional, tanto na produção de matérias prima como de produtos acabados. As regiões conseguem direcionar seus esforços para a exploração de seus recursoslocais ou produtos específicos, a força de trabalho adquire conhecimento especialização e treinamento. Desta forma abrem-se novas fronteiras agrícolas, polos industriais e até cidades universitárias.
Novos mercados: os novos mercados tornam-se disponíveis pelo transporte. Produtos como soja e milho podem ser produzidos e beneficiados em uma região onde apenas uma parte é consumida e o excesso e transportado para outra região, conferindo utilidade pelo movimento do excesso de produção para as mais distantes regiões do país e do mundo.
Descentralização:a descentralização de muitas indústrias que se mudamde centros tradicionaisde produção, para novas áreas de mercado na fuga de altas taxas, custos de mão de obra elevada e congestionamentos, só e possível devido o transporte. É o caso das montadoras de automóveis de nosso país.
Tempo como fator econômico: a entrega de bens ou movimento de pessoas no tempo desejado, esta se tornando cada vez mais importante. Autilidade de tempo no transporte se faz muito importante, produtos como: frutas, vegetais, remédios, revistas peças de automóveis, motores etc. Tem que ser transportados aos grandes centros com