Gestao do conhecimento
PÓLO MANAUS
GESTÃO DO CONHECIMENTO
MANAUS
2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
PÓLO MANAUS
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Conclusão do trabalho Acadêmico apresentado a banca examinadora da faculdade de Ciências Contábeis Anhanguera Educacional como requisito parcial de obtenção notas em: 09/06/2012. Sob a orientação do Professo Mestre. Rodrigo Rodrigues.
MANAUS
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...........................................................................................................1.0
2. CONCEITOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO............................................... 2.0
3. RELATÓRIO DE PESQUISA NAS EMPRESAS....................................................3.0
4. CONCLUSÃO.............................................................................................................4.0
5. DESAFIO DO CONHECIMENTO ............................................................................5.0
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................................6.0
INTRODUÇÃO
O conhecimento pode ser visto como um conjunto de informações reconhecidas e integradas pela pessoa dentro de um esquema pré-existente. Isto significa que as informações são transformadas em conhecimento por meio da intervenção de pessoas, seja reconhecendo estas informações, seja integrando-as. O conhecimento está mais próximo da ação e está relacionado ao uso inteligente da informação (Davenport e Prusak). O conhecimento é uma relação entre o sujeito e o objeto (Becker – 2001)
Conhecer é transformar o objeto e transformar-se a si mesmo. O processo educacional que nada transforma está negando a si mesmo. O conhecimento não nasce com o indivíduo nem é dado pelo meio social. O sujeito constrói o seu conhecimento na interação com o meio – tanto físico, como social.
A origem do conhecimento é o trabalho humano, pois é construído socialmente, à medida que