Durkhien

1862 palavras 8 páginas
Faculdade Santa Marcelina

Guilherme Ferreira de Souza

Sociologia de Durkheim: coesão social, fato social e anomia.

Trabalho apresentado à disciplina Fundamento de Sociologia, ministrado pelo Professor Acácio Augusto, como requisito parcial para a obtenção da média final.

Apresentação

Emile Durkheim, nasceu no dia 15 de abril de 1858 na França, dez anos depois da 2º revolução industrial, vem a falacer no dia 15 de novembro de 1917, um mês antes da revolução russa.
Durkhiem vivenciou as novas formas da industrialização, coisa que transformou bruscamente a vida social naquela época, sendo então um dos principais responsáveis por tornar a Sociologia uma matéria acadêmica, que foi aceita como uma ciência social.
Auguste Comte dividiu a Sociologia em duas partes, são elas: Estática e a Dinâmica Social. A primeira estuda as sociedades consideradas fixas num momento de sua evolução, que tenta mostrar em que consistem os laços de solidariedade e suas conexões como por exemplo: religião, moral, arte e etc. Já a segunda considera as sociedades na evolução e tem como objetivo descobrir suas leis de desenvolvimento. Porém suas obras não fazem da Sociologia uma ciência una, e com base nas divisões de Comte é que Durkheim vai criar suas teorias, possibilitando um objeto exclusivo para o estudo dessa nova ciência, por consequência disso contraria a Lei dos Três estados que foi escrita por Comte, no qual a sociedade passaria sucessivamente por três épocas: a idade teológica, metafísica e também a ciência positiva, mas segundo Durkheim a Sociologia não se limita a um só problema e sim uma série deles
Este relatório tem como intenção mostrar as principais teorias criadas por Emile Durkheim, entender como ele estabelece as ciências sociais como uma Ciência, a partir da observação, anotação e impirismo. E fazer uma analise das discussões, sobre o autor, que foram desenvolvidas em sala de aula.
A partir da leitura dos textos: “ Divisões da Sociologia”; “O que é

Relacionados

  • Teoria da administração
    999 palavras | 4 páginas
  • DURKEIN
    2294 palavras | 10 páginas
  • trabalho interdisciplinar, abordagem classica, humanistica e comportamental
    3382 palavras | 14 páginas