Gestao do conhecimento
Neste ambiente de grande competitividade e mudanças, trabalho e aprendizagem são essencialmente a mesma coisa, com ênfase no desenvolvimento da capacidade do individuo de aprender. Para prosperar nesse ambiente global em constante transformação é necessário um tipo de organização, em que um modo de pensar compartilhado por todos os funcionários é vital para o sucesso no longo prazo.
Está surgindo um conjunto totalmente novo de tecnologias que exigiram que o trabalhador, seja no setor administrativo ou de produção, adquira qualificações que não eram obrigatórias no passado.
No Mundo do trabalho de hoje, o aprendizado é uma das moedas de remuneração do profissional. A essência do “novo contrato psicológico” é que, além do pagamento de salário existe uma troca: iniciativa por oportunidade.
Portanto, muitas empresas determinadas a tornarem-se líderes empresariais na economia global lançaram as universidades corporativas como veiculo para ganhar vantagem competitiva sustentável. O comprometimento da empresa com a educação e o desenvolvimento dos funcionários, surgindo assim a ideia da universidade corporativa com eficaz ferramenta para a alinhamento e desenvolvimento dos talentos humanos ás estratégias empresariais.
A missão da educação corporativa consiste em formar e desenvolver os talentos humanos na gestão dos negócios, promovendo a gestão do conhecimento organizacional, por meio de um processo de aprendizagem ativa e continua.
O objetivo principal de uma universidade corporativa é o desenvolvimento e a instalação das competências profissionais, técnicas e gerenciais considerando essenciais para a viabilização das estratégias negociais, portanto, aumentando a competitividade,
Princípios para implantação da educação corporativa
Educação Corporativa / Gestão Organizacional/ Universidade Corporativa
O contexto do mundo do conhecimento exige cada vez mais das pessoas que busquem o autodesenvolvimento