Engenharia civil
Lançamento de Projéteis
Física Experimental
Alunos:
Prática 5- Lançamento de Projeteis
Relatório de atividade experimental realizado no dia 16/09/10 como parte da avaliação da disciplina de Física experimental I.
I- Resumo
Nesta prática, buscamos analisar o movimento bidimensional, utilizando uma calha para o lançamento dos projeteis, e podemos determinar algumas grandezas como a determinação da aceleração do local, a determinação da equação da trajetória e as equações horárias do movimento composto.
Os equipamentos utilizados no experimento possuem algumas incertezas em suas medições, portanto calculamos bem como as medidas fornecidas pelos equipamentos.
II- Introdução
Da teoria sabe-se que para a determinação da aceleração de um móvel é necessária a medida da variação da sua velocidade e o respectivo intervalo de tempo para esta variação. Como sabemos os objetos lançados na superfície da Terra apresentam movimento horizontal que é constante (a=0), e também movimento vertical que é um Movimento Uniformemente Variado. O Movimento Uniformemente Variado é o movimento no qual a velocidade escalar varia uniformemente no decorrer do tempo. O movimento caracteriza-se por haver uma aceleração diferente de zero e constante.
III- Desenvolvimento Teórico:
As fórmulas utilizadas para a realização da experimentação foram as seguintes:
S = s R (1)
Vy = Voy g.t (2)
Vx = Vox (3)
Sy = Soy + Vo.t g.t /2 (4)
Sx = Sox + Vox.t (5)
Vy2 = Voy2 2g. S (6) A fórmula (1) é utilizada para encontrar o alcance, onde, s é a distância entre marca feita abaixo do prumo e a marca correspondente ao centro do círculo