Gestao do conhecimento
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Gestão do Conhecimento, sob orientação da tutora Idiméia Cérri.
CAMPO GRANDE
2012
INTRODUÇÃO
Gestão do Conhecimento
A “Gestão do Conhecimento” sempre esteve e esta em grande evidência no cenário das organizações, mas não há uma única definição da palavra conhecimento aceita de modo geral.
A palavra conhecimento tem vários significados como: informação, conscientização, saber, cognição, percepção, ciência, experiência, competência, habilidade, capacidade, aprendizado, etc. Segundo Choo (1998) conhecimento é definido como a informação transformada, pelo uso da razão e reflexão em crenças; é construído através do acúmulo de experiência. De acordo com o teórico organizacional Nonaka (2001), apenas o conhecimento é fonte segura para a vantagem competitiva neste mundo de grandes incertezas.
Da mesma maneira, diversas são as abordagens para o tema “Gestão do Conhecimento”. Porém, é inegável o caráter abrangente do termo em si. Para Bukowitz e Williams (2002), “a gestão do conhecimento é o processo pelo qual a organização gera riqueza, a partir do seu conhecimento ou capital intelectual”. Santos et al. (2001) cita “a gestão do conhecimento é
“Um processo corporativo, focado na estratégia empresarial e que envolve a gestão das competências, a gestão do capital, a aprendizagem organizacional, a inteligência empresarial e a educação corporativa”.
Quando se tem o foco na Gestão do Conhecimento, os gestores têm um importante papel de manter as pessoas permanentemente para a discussão e o compartilhamento para que toda empresa cresça.
Sumário
Capitulo 14 Gestão do Conhecimento6 Comparação dos Autores6 Exemplos de Gestão do Conhecimento nas empresas 6 Capitulo 2 7
Gestão do Conhecimento como Ferramenta de Estratégia Organizacional 7
A Espiral do conhecimento. 7
A Importância da Gestão do