Projeto de câmera fria
Existe vários sistema de refrigeração, o mais utilizado é o do ciclo de refrigeração com compressor, mais não é o único, o sistema de refrigeração por absorção utiliza energia térmica de uma fonte de calor para manter este ciclo, se considerarmos questões econômicas, ambientais, de oferta insuficiente de energia elétrica ou quando se dispõe de fontes residuais de calor, oriundas de processos, que, de outra forma, não seriam aproveitadas, e até mesmo a energia solar, o sistema de refrigeração por Absorção, pode ser alternativa interessante.
Os princípios fundamentais de Refrigeração por Absorção foram formulados por volta de 1777, mas só em 1860 foi registrada uma patente nos Estados Unidos pelo francês Ferdinand Carre para a primeira máquina comercial de Refrigeração por Absorção. Por volta de 1890 a máquina de Absorção foi desenvolvida para grandes instalações de refrigeração.
Os equipamentos de refrigeração por absorção são máquinas de frios, quente ou simultâneos (duplo efeito), que usa um fluido secundário para absorver um fluido primário, sendo este primário um refrigerante que é vaporizado.
O ciclo de absorção é similar em certos aspectos ao ciclo de compressão de vapor. No sistema de compressão de vapor usa um compressor para transformado o vapor de baixa pressão do evaporador em vapor de alta pressão que é entregue ao condensador. O sistema de absorção primeiro absorve vapor de baixa pressão em um líquido absorvente apropriado. Incorporado no processo de absorção há a conversão de vapor em líquido, processo é similar ao de condensação, o passo seguinte é elevar a pressão do líquido com uma bomba, e o passo final é liberar o vapor do líquido absorvente por adição de calor.
O ciclo de absorção é referido como ciclo operado a calor porque a maior parte do custo de operação é associada com o fornecimento de calor que libera o vapor do líquido de alta pressão. Existe algum trabalho (mecânico) para acionar a bomba no ciclo de absorção, mas a