Recreação e lazer com responsabilidade ambiental
RECREAÇÃO E LAZER COM RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
INTRODUÇÃO
A situação ambiental do mundo é preocupante, tornando-se necessárias mudanças que possam transformar o quadro de degradação que persiste na sociedade. Para tanto, inserir a educação ambiental nas instituições de ensino, desde a primeira infância, torna-se uma ação que pode resultar na preservação dos recursos naturais existentes. Pretende-se, com a Educação ambiental, gerar com urgência, mudanças na qualidade de vida e maior consciência de conduta pessoal, assim, como harmonia entre os seres humanos e destes com outras formas de vida. (SATO, 2002, p.17)
O presente projeto tem o intuito de desenvolver, juntamente com a comunidade escolar, atividades que possam sensibilizar a importância da reciclagem na escola.
A educação infantil é considerada uma etapa inicial da educação básica e compreende alunos na faixa etária de 0 a 6 anos, e as instituições como creches e pré-escolas são responsáveis pelo aprendizado e desenvolvimento psicológico e motor, utilizando como meio principal a ludicidade e os jogos.
Neste sentido, o projeto visa desenvolver uma participação ativa, para que possam desfrutar de conhecimentos através da construção de brinquedos e reutilização de materiais recicláveis. Além disso, possibilitar um momento de habituação, desde cedo, com mudanças de valores e atitudes para que, com o tempo, possam inserir no seu cotidiano, potencializando a conscientização da educação ambiental.
Sabendo que a reciclagem e a reutilização vêm sendo consideradas cada vez mais urgentes e importantes na sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o homem, nos remetemos ao seguinte questionamento; quais as possibilidades de utilização de materiais recicláveis em prol de uma recreação envolvendo a reciclagem com a finalidade de despertar maior interesse sobre as questões ambientais na escola?
JUSTIFICATIVA
O projeto apresenta-se como uma