gestao do capital humano
1. As teorias que compõem o Comportamento organizacional tiveram origem a partir da Revolução Industrial.
Com as invenções da época criaram novas formas de trabalho, exigindo um maior número de trabalhadores.
O trabalho especializado tornou-se necessário para atender a manutênção dos equipamentos e os poucos gerentes foram se sobrecarregando.
Foram elaboradas abordagens através de pesquisas dos momentos que influênciaram o Desenvolvimento do Comportamento Organizacional: administração cientifica, abordagem dos sistemas abertos, abordagem de relações humanas.
Hoje o campo do Comportamento Organizacional evoluiu para uma perspectiva de grandes subsistemas.
2. Os gerentes nas organizações
São vários os gerentes que tentam administrar uma empresa com situações que se assemelham às do passado. Eles não conseguem corresponder as expectativas de clientes, fornecedores, funcionários...
Não conhecem a realidade do mercado onde estão inseridos, o perfil dos clientes, e menos ainda tomar decisões diante de momentos complexos.
Diante dessas adversidades passou a ser um imperativo para os gerentes conhecer fatores relacionados ao comportamento humano, como a influência das atitudes. Atualmente é necessário informações e recursos para lidar com o inesperado.
3. Percepção
Características pessoais facilitam ou dificultam o processo perceptivo, depende da nossa capacidade de perceber adequadamente o comportamento do outro. Pessoas com problemas de relacionamentos têm facilidade em ver o mundo com deformações.
4. Atitudes
As informações recebidas e relacionamentos com afeto, sendo bons ou ruins, damos o nome de atitudes, que são aprendidas e podem ser modificadas.
5. Valores
O modo como vemos as pessoas e o mundo depende de nossos valores. É preciso ter modelos bons de qualidades para ter uma representação da realidade, senão esses valores serão contrários, serão de má qualidade, gerando uma visão deturpada do mundo.
Valores