GESTÃO DE PESSOAS (CAPITAL HUMANO)
D E
C A P I T A L
H U M A N O
S U M Á R I O
1. Gestão de Pessoas;
2. Gestão Pessoas em instituições do terceiro setor, uma reflexão necessária; 3. Gestão de Competências e Gestão de Desempenho;
4. Gestão de Pessoas para o profissional do conhecimento;
5. Gestão de Pessoas por competência.
6. Conclusão
7. Referências
1. GESTÃO DE PESSOAS
É uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e praticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Uma atividade a ser executada por todos os gestores de uma organização, contando com o apoio do setor de recursos humanos, com a finalidade de alcançar um desempenho que possa combinar as necessidades individuais das pessoas com as da organização.
a) A Gestão de pessoas se divide em:
Provisão de Recursos Humanos: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO;
Aplicação de Recursos Humanos: INTEGRAÇÃO, DESENHO E ANALISE DE CARGOS;
Desenvolvimento de Recursos Humanos: TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL;
Manutenção de Recursos Humanos: BENEFÍCIOS SOCIAIS E RELAÇÕES TRABALHISTAS;
Monitoração de Recursos Humanos: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES DE RH (Software);
b) Modelos de Gestão de Pessoas de Sucesso
Observando as mudanças que ocorrem no mercado de trabalho e nas relações empresa/funcionário, as organizações necessitam ter estratégias claras, sustentadas por uma gestão participativa. Tem-se que criar um elo estreito entre todos os níveis de relacionamento, tanto interno com externo do quadro funcional até os clientes e fornecedores. O principal modelo de gestão de pessoas atualmente é a Gestão por competências. Devido à importância da participação do RH de dos Gestores na Gestão por Competências, é necessário trabalhar no Desenvolvimento de Verdadeiros Líderes.