Gestao democratica
A Gestão Democrática hoje é um dos princípios constitucionais para a educação pública brasileira. Fazem parte desta luta, educadores e movimentos sociais em defesa de um projeto de educação pública de qualidade social e democrática. Para alcançar essa tão sonhada Gestão Democrática é preciso compreender o verdadeiro significado de democracia. Realizar a gestão democrática na escola significa acreditar que pais, direção, professores e alunos têm mais chance de encontrar caminhos para atender as expectativas da sociedade a respeito da atuação da escola. Democratização da gestão implica em socializar entre todos da equipe escolar, pedindo opinião de como vão ser desenvolvidas as ações da instituição, para juntos chegarem a um consenso da melhor maneira para realizá-las.
LIBÂNEO (apud LIMA e JARDIM, 2004, p. 12), faz uma observação muito interessante a esse respeito e que vale a pena refletir: [...] a participação é o principal meio de se assegurar a gestão democrática da escola, pois possibilita envolvimento de profissionais e usuários no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar: a organização escolar democrática implica não só a participação na gestão, mas a gestão da participação, em função dos objetivos da escola.
É preciso que a escola se organize junto com toda a equipe e decida qual será a sua filosofia buscando sempre dinamizar e renovar o trabalho na unidade escolar de forma democrática e participativa. Torna-se necessário refletir a relação do trabalho pedagógico levando-o sempre ao conhecimento da comunidade escolar, para que esta tenha participação, buscando sempre a qualidade e uma melhor aprendizagem dos educandos.
As decisões a serem tomadas em função da metodologia de ensino, calendário, planejamento dos professores, disciplinas dos