gestao de pessoas
Introdução
Analise sensorial é definida pela (ABNT 1993) como a disciplina cientifica usada para evocar, analisar, medir e interpretar reações. No setor de alimentos analise sensorial e de grande importância por avaliar a aceitabilidade microbiológica. Degustar e provar com atenção um produto pra apreciar suas qualidades e seus defeitos. Apreciação através de vista gosto e olfato.
Um degustador tem quatro fases:
*observação dos sentidos
*descrição dos estímulos
*comparação dos padrões estabelecidos
*acompanhamento de julgamento
Sentidos de gustativos:
(visão-tato-olfato)
Os aromas:
1°Qualidade a primeira coisa que se deve observar é se os aromas do vinho são agradáveis ou não. Aromas desagradáveis significam que o vinho é mal feito, de má qualidade ou esta deteriorada.
2°Transparencia um vinho correto não pode estar turvo, deve apresentar-se transparente. Isto pode ser constatado colocando-se por baixo da taça um papel contendo um texto. Observando-se através do vinho deve-se conseguir ler a palavra. Vinhos deteriorados geralmente ficam turvos.
3°Brilho as características de limpidez, viscosidade e transparência reunidas causam reflexos intensos nos vinhos. Os quais podem apresentar um aspecto brilhante. Em principio, não e um sinal absoluto de qualidade, mas os grandes vinhos em geral apresentam brilho intenso.
4°Viscosidade todo vinho de apresentar viscosidade que é certa aderência no liquido nas paredes da taça, quando e agitada e colocada em repouso, o vinho escorrera da parede a taça, lentamente, em filetes, denominados lagrimas, pernas ou arco.
5°Gas a maioria dos vinhos do mundo são vinho “tranquilos”, isto é, sem gás. Somente os vinhos espumantes (champanhes, este, etc.) e os frisantes (frescate, lambarisco, vinhos verdes portugueses etc.) devem apresentar gás carbônico, observável na taça.
Definimos os aromas em três fazes primário, secundário e terciário.
Primário=são aromas provenientes das