gestao de pessoas
Ana Paula Vieira do Amaral
Aninha-paula-amaral@hotmail.com
RESUMO Palavras-chave: Gestão de Pessoas. Gestão por competências. Administração Pública.
LUCIANO,
VEJA APENAS QUESTÃO DA NOTA DE RODAPÉ QUE FALTOU NESSA PÁGINA, O CAPÍTULO 3.0 ESTÁ UM POUCO EXTENSO, TENTE DIMNUÍ-LO. FALTA A PAGINAÇÃO. FAÇA UMA REVISÃO EM TODO O TRABALHO E ESTÁ PRONTO PARA IMPRIMIR.
1.0 GESTÃO DE PESSOAS Pensar uma definição, acerca do que é a Gestão de Pessoas, pode ser um trabalho válido para que se entenda a dinâmica do processo administrativo. Para Chiavenato (2008) aGestão de Pessoas corresponde à mentalidade predominante nas organizações que secontextualizam de acordo com uma cultura e um método organizacional, além de depender das características do contexto ambiental, dos negócios desenvolvidos na instituição, da tecnologia e dos processos internos utilizados e, também, do estilo de gestão que se empreende. Para confirmar essa explanação de cunho introdutório, observe-se o que diz a seguinte citação:
A Gestão de Pessoas - GP é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é extremamente contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negócio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos, do estilo de gestão utilizado e de uma infinidade de outras variáveis importantes. (CHIAVENATO, 2008, p. 08)
Percebe-se, com isso, que o autor estabelece certa relação entre o processo de Gestão ea construção ideológica que permeia o sistema organizacional de uma instituição. Os aspectos ideológicos norteiam a ação executada pelos gestores. A cultura, as regras estabelecidas socialmente, a condição