A Arte Renascentista
Nome: João Lucas Hooper Maia Turma: 110
Artes - Professora Michelle
Belo Horizonte – 2014
Retiro de São Joaquim Entre os Pastores
Em “Retiro de São Joaquim entre os Pastores”, as figuras humanas são maiores do que as árvores e quase se igualam, em altura, às montanhas que compõem a paisagem.
Essa característica de Giotto está atrelada ao contexto histórico-social da sua época: com o surgimento da burguesia, o homem sente-se forte, capaz de conquistar bens materiais, e já não se identifica mais com as figuras dos santos espiritualizados da arte bizantina e românica.
Mona Lisa
Mona Lisa destaca-se pela estética, técnicas e recursos artísticos utilizados. O sorriso enigmático e a expressão serena são as características mais marcantes da pintura. Da Vinci buscou também retratar uma harmonia entre a humanidade e a natureza. Isto é observado na harmonia existente entre Mona Lisa e a paisagem de fundo. Os conhecimentos matemáticos também foram usados na confecção da obra, onde o pintor buscou atingir a perfeição e o equilíbrio. Nesta obra Da Vinci usou com perfeição a técnica do sfumato. Esta técnica consiste em criar gradientes na criação de sombra e luz numa pintura. Leonardo da Vinci é considerado o criador desta técnica.
A Última Ceia
Esta pintura foi feita por Da Vinci entre os anos de 1495 e 1497. É uma pintura mural e está na parede do refeitório do convento dominicano de Santa Maria da Graça, na cidade italiana de Milão (local original onde foi pintada). A pintura retrata a última ocasião em que Jesus Cristo se reuniu com seus apóstolos para compartilhar o pão e o vinho, antes de sua morte.
Método de pintura: mista com predominância da têmpera e óleo sobre camada dupla de preparação de gesso aplicada sobre estuque (reboco).
Pietá
Michelangelo esculpiu esta cena ('Piedade') quando tinha 23 anos. Ao saber que um apreciador