teorias piagetianas
Faculdade de Educação
Psicologia da Educação II
Professora: Graça
Experimentos de Conservação de Imagens e Memória
Aprendendo com a Teoria Piagetiana
Alunas:
Simone Carla de Oliveira
Vera Lúcia Pizzotti da Silveira
INTRODUÇÃO
O estudo do desenvolvimento humano, busca compreender o homem em todas as suas fases, Piaget inaugurou uma área na psicologia se baseando nas lógicas infantis, marcando as diferenças em relação aos paradigmas anteriores. Ele se interessa pelo estudo dos comportamentos mais simples e até mesmo errados da fase infantil, ele observou cuidadosamente seus próprios filhos procurando entender como a inteligência nasce e se desenvolve, seus estudos concentram-se em compreender o homem em todos os seus aspectos englobando as fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade.
Jean Piaget quando descreve a aprendizagem, tem um enfoque diferente do que normalmente se atribui a esta palavra, Piaget separa o processo cognitivo inteligente em duas palavras: aprendizagem e desenvolvimento. Para Piaget, a aprendizagem refere-se à aquisição de uma resposta particular, aprendida em função da experiência, obtida de forma sistemática ou não. Enquanto o desenvolvimento seria uma aprendizagem de fato, sendo este o responsável pela formação dos conhecimentos.
Piaget, quando postula sua teoria sobre o desenvolvimento da criança, descreve-a, basicamente, em quatro estados, que ele próprio chama de fases de transição. Essas quatro fases são:
*Sensório-motor (0-2 anos )
Nesse estágio, a partir de reflexos neurológicos básicos, o bebê começa a construir esquemas de ações para assimilar mentalmente o meio, o desenvolvimento inicial da coordenação motora e começa a fazer relação de ordem entre as ações, inicio de diferenciação entre o próprio corpo e os objetos que o cercam. Aproximadamente aos 18 meses tem inicio a construção da função simbólica. No estágio