Piaget e teoria piagetiana
Piaget e a teoria Piagetiana
Jean Piaget, foi um importante filósofo e psicólogo nascido na Suíça, conhecido pelas suas teorias e estudos voltados para o processo do conhecimento humano. Nasceu em 9 de agosto de 1896, na cidade suíça de Neuchâtel, no Cantão francês, e faleceu em Genebra, em 1980. Desde muito jovem Piaget interessou-se por questões científicas, aos 10 anos publicou observações sobre um pardal albino o qual havia estudado. Concluiu seus estudos em Ciências Naturais e aos 22 anos já fazia doutorado também nessa área, tornou-se internacionalmente conhecido através da publicação de vários artigos sobre espécies de moluscos. Foi professor de diversas disciplinas em várias universidades dentre elas psicologia, sociologia, filosofia das ciências, história do pensamento científico, psicologia experimental e psicologia do desenvolvimento, além de professor exerceu importantes funções administrativas e político-científicas. Piaget é considerado um dos mais importantes pesquisadores e teóricos do século XX.
Uma das pesquisas de Piaget baseava-se em estudar como se desenvolvia o conhecimento humano, questionando de que forma o homem atingia o conhecimento lógico-abstrato (característica essa que o difere das demais espécies), ele questionava de que forma era possível alcançar o conhecimento, o que para ele significava organizar, estruturar e explicar as experiências a partir do que foi vivido. Todos esses questionamentos e pesquisas resultaram em um estudo teórico-experimental denominado Epistemologia Genética.
Para poder abordar cientificamente todas essas questões, Piaget realizou inúmeras experiências, inclusive com seus próprios filhos, formulando situações concretas, onde ele pode estudar o desenvolvimento do pensamento das crianças, observando as formas de organização do pensamento e da ação.
A partir dessas experiências ele pode concluir que as relações como meio são