teoria piagetiana
Data : 18/11/2013
Disciplina : Psicologia
Teoria Piagetiana As necessidades mais fundamentais da criança, como nutrição e eliminação, e a própria sequência do processo de maturação, levam a criança a agir sobre o meio. Observe o bebê : ele vai simultaneamente agindo e percebendo a realidade circundante, percebendo e agindo; assim vai construindo seu conhecimento do mundo. Piaget observou acuradamente os vários tipos de assimilação e acomodação realizados pelas crianças e concluiu pela existência de quatro estágios ou fases no desenvolvimento da inteligência. Em cada um dos estágios há um estilo característico pelo qual o sujeito constrói seu conhecimento da realidade.
Primeiro estágio: sensório-motor (0 a 2 anos)
Os primeiros esquemas de que a criança dispõe são o reflexo de a gente agarra, bater, sacudir, esfregar.. como meios para atingir algum fim em vista.
Segundo estágio: pré - operacional ( 2 a 7 anos )
Com os progressos adquiridos no primeiro estágio, a criança dá um salto grande ao atingir o domínio do simbolismo, onde um objeto ou gesto pode representar algo distinto do que é percebido. Assim um boneco é visto como uma pessoa que ouve, fala, faz "artes" e merece castigo. A criança neste estágio apresenta-se como intuição, que Piaget define, como: ato de captar o aspecto aparente da realidade, ver a realidade de um único ponto de vista.
Terceiro estágio: operatório-concreto (2 a 7 anos )
Nesse estágio a criança só acredita vendo, ou seja, elas so acreditam no que vê, por exemplo: todos os lírios são brancos. Ora , a flor no jardim é branca. Logo, a flor no jardim é um lírio. A criança nesse estagio iria ate o jardim para conferir.
Quarto estágio: operacional formal (11 anos em diante)
A operação formal permite o