TEORIA PIAGETIANA E IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS
CURSO DE PSICOLOGIA
PSICOLOGIA GENÉTICA
TEORIA PIAGETIANA E IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS
Curitiba,
Novembro de 2013
Sumário
1. Apresentação da teoria de aprendizagem de Piaget
Jean Piaget, nascido em 1896, na cidade de Neuchâtel, Suíça, iniciou-se academicamente como naturista, publicando precocemente – com idade de 11 anos – artigo de História Natural pela descrição de um espécime de pardal albino. Seguiu estudando moluscos e publicou artigos nessa área até seus 18 anos. Nesse período, revelou interesse por outros campos do conhecimento: filosofia, lógica, teologia; terminando por se dedicar primordialmente à epistemologia, estudo dos fundamentos do conhecimento.
Piaget descreve que a inteligência de crianças de idades distintas não pode ser comparada do ponto de vista quantitativo, como menor ou maior, mas como diferentes qualitativamente. Um ponto fundamental levantado por ele é a análise não somente dos acertos das crianças nos testes psicológicos, mas principalmente dos erros. Ele verificou que esses tendiam a ser iguais em crianças de uma mesma faixa etária, sugerindo um desenvolvimento gradual do pensamento lógico. Sua teoria do conhecimento visa explicar justamente o desenvolvimento do intelecto (linguagem, pensamento, afetividade) a partir do modo como se aprende. Ao invés dos usuais testes, no entanto, Piaget prefere o método clínico: observação direta das atividades das crianças e do modo como resolvem seus problemas; utilizando-se de conversações, procurava investigar a fundo o pensamento infantil. Piaget descreveu grande parte de sua extensa obra a partir da observação de suas próprias filhas, o que confere pouca base estatística, mas não o impediu de edificar uma grandiosa teoria sobre os estágios do desenvolvimento cognitivo infantil.
Piaget considerada dois processos como sustentáculos de toda aprendizagem: organização e adaptação. A organização consiste no arranjo da