Gestao de pessoas
Empresas devem manter um índice de satisfação de seus colaboradores para conseguirem uma boa produtividade. Mas isso não é fácil, é preciso ter um bom plano de Gestão de Pessoas e seguir algumas “regras imprescindíveis”. Por isso que algumas empresas às vezes são chamadas de “nossa segunda casa”.
DESENVOLVIMENTO
Respondendo as questões:
01) Se você fosse Diretor de Recursos Humanos da Apsen Farmacêutica, que outras ações implementaria na empresa, para melhorar e ampliar a satisfação dos funcionários?
R: Implantaria um sistema mensal de participação dos lucros da empresa. Acho interessante os funcionários participarem dos lucros todo mês, em vez de ser apenas no final do ano, como acontece em algumas empresas. Assim todos os funcionários se empenhariam todo mês, para participarem do benefício mesmo que fosse pequeno, mais já seria algo a mais no salário.
Outro benefício que ajudaria muito os funcionários seria a empresa ajudar e/ou promover financiamentos para a construção da casa própria do colaborador. Creio que não são todos os funcionários que possuem uma casa própria e isso seria de muito interesse deles.
02) As empresas são reconhecidas, por diversas vezes, como “nossa segunda casa”. Muitas vezes passamos mais tempo nas empresas, do que com nossas famílias. Para tentar garantir a satisfação, motivação e retenção dos funcionários, as empresas buscam cada vez mais aumentar sua eficiência e saúde organizacionais. Dentro deste contexto, de ter uma empresa eficiente, ainda é preciso ocupar-se com algumas regras imprescindíveis para atualização dentro deste conturbado mundo organizacional. Pesquise em seu material didático do Módulo I e em outras fontes de referência quais são estas “regras imprescindíveis”, cite e descreva pelo menos 5 (cinco) delas.
R: Algumas delas: “A organização deve ter um programa eficiente para o recrutamento e o desenvolvimento de talentos”. Isso significa que é preciso filtrar bem os novos funcionários de uma