Gestao de pessoas
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PEDAGOGIA
LAISE
RELAÇÃO SUJEITO-TRABALHO-ORGANIZAÇÃO
GESTÃO DE PESSOAS
Short Paper apresentado à disciplina de Gestão de pessoas, como requisito de avaliação final do V Período do curso de Pedagogia.
PETROLINA
JUNHO ∕2011
Sabe-se que hoje os comportamentos entre as pessoas e as empresas mudaram significamente e um dos fatores primordiais que contribuíram para essas mudanças, é as varias transformações que acontecem no mundo atual, avanços tecnológicos e acesso rápido a informação. Este trabalho tem como objetivo apresentar de maneira sucinta a pesquisa realizada com o estudo da disciplina gestão de pessoas, que engloba a temática supracitada.
Para se compreender as mudanças ocorridas no cenário administrativo e empresarial, é fundamental que se faça um esboço do contexto histórico na qual as organizações e as formas de tratamento de pessoal esta inserido.
Antigamente as pessoas eram vistas pelos seus chefes como objeto de trabalho, que tinham como única função produzir e deixar mais rico o seu empregador, durante anos essa visão foi tomada por atitudes de desigualdade social, em que o pobre deveria sujeitar-se às longas jornadas de trabalho, aos baixos salários e a desvalorização humana, com atividades que sobressaíam ao esforço físico das pessoas. O poder e o dinheiro dominavam, e os ricos mandavam nos mais desfavorecidos socialmente, então não importava o empenho dado ao trabalho, que esses trabalhadores não tinham apoio político e governamental, e suas chances de crescer profissionalmente era zero. Com a Revolução Industrial, as grandes transformações trouxeram o conceito atual de trabalho e a situação começa a mudar consideravelmente, visto que muitas fábricas foram instaladas e os trabalhadores foram concentrados dentro delas, passando a ser assalariados. Mas a estrutura organizacional ainda possuía um formato piramidal e centralizador, e a intensidade