Roubo e segurança patrimonial
É um controle efetuado geralmente na portaria da empresa ou industria, quando da entrada e saída de pessoal. Esse tipo de controle pode ser visual ou baseado na revista pessoal de cada indivíduo que ingressa ou sai da fábrica.
Esse tipo de controle visa evitar a entrada de pessoas estranhas nas dependências da fábrica ou empresa, evitando assim roubo de materiais equipamentos e até mesmo informações sigilosas da organização. Em algumas organizações existem até mesmo repartições ou seções que contém um controle efetivo e particular, devido ao sigilo das mesmas.
O processo de globalização e o crescente processo de aquisições e fusões, vêm obrigando as empresas a rever e agilizar os seus processos de negócios, estreitando os relacionamentos com seus clientes, distribuidores, fornecedores, parceiros comerciais, associados e funcionários .
Com a advento do comércio eletrônico e a Internet, serviços cada vez mais sofisticados têm sido disponibilizados na Rede para um número crescente e diversificado de usuários, cada vez mais exigentes, obrigando as empresas a rever suas regras de negócios de modo a oferecer serviços e informações baseadas no tipo de relacionamento com cada usuário.
Este novo cenário exige das empresas uma administração que leve em conta os aspectos de Segurança e Negócios, preservando os seus maiores patrimônios (informações e negócios), a privacidade das informações de cada usuário e dando ao mesmo tempo amplo acesso aos serviços e informações disponíveis.
A ausência de um controle centralizado sobre todos estes recursos críticos vem exigindo das empresas verdadeiros exércitos de administradores e operadores de Help-desk, dedicados às atividades de acrescentar, modificar, revogar, excluir e gerenciar direitos de acesso e senhas, resultando em altos custos, segurança ineficiente, bem como a redução do nível de satisfação dos usuários.
Existe também o controle