Gestao de pessoas
Profª Halliny Torres
Livro: Gestão contemporânea de pessoas, novas práticas, conceitos tradicionais. Parte I, Estratégias para o desenvolvimento organizacional e individual.
São Paulo
2012
INTRODUÇÃo
O Futuro do Autodesenvolvimento
O autodesenvolvimento é dividido em duas partes, sendo a primeira parte caracterizada pelo autodesenvolvimento do indivíduo, o desenvolvimento do autoconhecimento, reflexão e responsabilidade pessoal, a segunda parte é caracterizada pela abordagem e voltada para a organização sob perspectiva de estratégia como, por exemplo, obter eficiência com menos custo no sistema de recursos humanos.
Ao resgatar a bagagem de conhecimento que o indivíduo possui, faz com que o mesmo repense cada experiência profissional e pessoal vívida, assim se vê sob uma perspectiva diferente situações do dia-a-dia.
Vantagens e Benefícios de programa para grupo gerencial.
As vantagens e benefícios possuem pontos fortes e fracos, nos pontos fortes podemos destacar o aprendizado á curto prazo, adaptação constante á longo prazo, compreensão compartilhada do negócio. Nos pontos fracos destacam-se: escassez de recursos.
Para que ocorra o giro de competências, é necessário o investimento em atividades de desenvolvimento, pois apenas o diagnosticar os problemas não é o suficiente.
o pensamento sistêmico como método para modelagem de problemas organizacionais.
Neste ultimo capítulo da parte I, os temas abordados foram em forma de diálogo entre cinco praticantes do pensamento sistêmico: Gustavo Severo Borba, Aurélio Andrade, Acyr Seleme,Marcelo Moutinho,Marco Antônio Viana Borges, os mesmos foram convidados á expor suas experiências, entendimentos sobre o pensamento sistêmico e seus aspectos dentro das organizações, como as dificuldades ao pensar de modo sistêmico, a linguagem sistêmica,questões organizacionais críticas ,a sustentabilidade do pensamento