Gestao de pessoas
O setor do RH era um departamento mecanicista, que surgiu na década de 60, junto com eles surgiram as leis trabalhistas e as greves, e era um departamento que apenas era responsável pela parte de folha de pagamento e contratação de funcionários. O departamento de recursos humanos via os funcionários apenas como pessoas que obedeciam e executavam tarefas. Não eram realizados treinamentos com os funcionários, apenas havia uma avaliação de desempenho e um dos únicos acompanhamentos existentes era o de segurança no trabalho.
Segundo Chiavenato (1997), a administração de recursos humanos caracterizava-se pela excessiva preocupação com os custos da organização, contabilizava a produção, os operários eram vistos apenas como meios de produção.
Já no que diz a respeito em relação a gestão de pessoas, é um setor que preocupa-se com as pessoas que formam a equipe de uma empresa. Pois, são elas as responsáveis por atingir os pontos fortes e os pontos fracos dela.
“ A área ou departamento de gestão de pessoas é o conjunto de políticas e subsistemas que se preocupa com o gerenciamento estratégico das pessoas e leva a eficácia dos colaboradores em busca dos objetivos pessoais e empresariais” ( Knapick, Janete, 2008- p.41).
A gestão de pessoas tem a responsabilidade de construir uma ligação positiva entre o empregado e o empregador, para transformar a organização em um ambiente agradável e funcional, seguindo a visão da empresa.
Hoje na gestão de pessoas os mesmos são valorizados e chamados de colaboradores, fornecendo com mais facilidade seus conhecimentos, técnicas e inteligência. Ele tem maior autonomia em suas atividades, cooperando nas decisões com seus gestores, e apresentando alto índice de aprendizagem.
Com a chegada da gestão de pessoas houve uma intensificação na formação do profissional, um desenvolvimento do mesmo junto à organização, sempre mostrando seu lado empreendedor, mostrando a importância de ser