Gestao de pessoas
André Ferreira UFF – Volta Redonda andre.ferreira10@gmail.com Priscilla Moreira Pereira UFF – Volta Redonda pri_moreira@hotmail.com Pítias Teodoro UFF – Volta Redonda pitiasteodoro@yahoo.com.br Ricardo Thielmann UFF – Volta Redonda rthielmann@vm.uff.br RESUMO:
Este trabalho tem como objetivo verificar, por meio de estudo de caso, a forma como os processos de gestão de pessoas são aplicados em pequenas empresas, analisando suas principais dificuldades, o papel do fundador e os benefícios gerados. Para tanto, foi utilizado como objeto de estudo uma pequena empresa do segmento de prestação de serviços de instrumentação e eletrônica, denominada no artigo como EPX, onde foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e aplicação de questionários visando a identificação de características que revelassem as práticas de gestão de pessoas em uma pequena empresa e seus impactos nos processos organizacionais. A fundamentação teórica abordando estes assuntos colabora para a compreensão e discussão dos dados e resultados obtidos. Os resultados apontam, no âmbito desta empresa, para uma tipologia peculiar da gestão de pessoas nas MPE’s, com forte influência do perfil do fundador nos processos de gestão de pessoas, sendo também caracterizado pela utilização dos subsistemas de RH de uma forma não-estruturada, mas que, apesar das áreas de oportunidades para melhorias, contribuem de forma significativa para a sustentabilidade de uma empresa de pequeno porte.
Palavras-chave: Gestão de Pessoas – Pequena Empresa – Subsistemas de RH 1 - INTRODUÇÃO Vivemos em uma nova era que é denominada por muitos como a sociedade do conhecimento. Para Cruz e Pacheco (2004) o que se coloca por detrás desta ideia é o reconhecimento da importância que o conhecimento assumiu na sociedade contemporânea, como componente essencial do desenvolvimento humano, econômico e social, sendo assim uma mola mestra da evolução da