Minha vida identificada em deus
O nome de uma pessoa sempre tem importância desde que, ele tenha um significado
Muitas pessoas não levam em consideração a origem do seu nome, conformam-se porque foram os pais que o colocaram, ou porque soa bonito ou porque é um nome de uma personalidade importante. Algumas carregam o peso da maldição do nome e terminam por preferir ser chamada por outro nome.
O fato é que, o nome identifica uma pessoa e ela será sempre conhecida e se relacionará com outras pessoas na vida social, pelo nome.
O nosso propósito neste estudo da identidade é estabelecer o nosso nome como fruto de uma vida intima com Deus, até mesmo como um significado profético com base no que diz Apocalipse 2:17
No estudo “Verdade Viva”, o irmão José Silva diz o seguinte sobre a importância do nome:
“O nome, por uma questão lógica, “deveria” expressar a personalidade da pessoa que o detém, algo como um título, pois o significado do nome (se houver) “poderá” ser o reflexo do seu caráter, em particular”.
Quanto aos “sobrenomes”, estes não eram comumente usados nos tempos antigos, fato facilmente constatado nas Escrituras, que é o objeto do nosso foco. Nomes como “Abraão”, “Jacó” e “Ruth” seguiam o costume daqueles tempos de se fazer acrescentar algo que os distinguissem dos demais, a exemplo de José, um nome muito comum nos dias do Senhor Jesus. Do mesmo modo, Jesus, que popularmente ficou conhecido como “Jesus de Nazaré”.
Paulo antes da sua conversão era conhecido como “Saulo de Tarso”, nota-se a indicação do local onde fora criado. O primeiro homem criado por Deus, Adão, expressava o que era pelo significado do seu nome: “da terra, ou tirado da terra vermelha”, indicando a sua origem.
A Bíblia tem muito a dizer sobre a importância dos nomes das pessoas e a sua relação com Deus
Na passagem de Isaias 45:4-5 fala como o Senhor valoriza a importância do nome das pessoas.
Jacó é um nome que significa