Trabalho Romantismo TB
Este trabalho tem como objetivo explicar as três gerações do período literário conhecido como Romantismo, resumindo, da melhor forma, o intuito dos escritores de cada geração.
Também busca mostrar algumas obras de autores da época, mostrando um pouco da literatura e dos padrões da sociedade.
Também será apresentado uma outra parte em sala de aula, tendo como enfoque principal umas das três gerações para melhor entende-la.
1ª GERAÇÃO ROMÂNTICA
O romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.
Inicialmente apenas uma atitude, um estado de espírito, o romantismo toma mais tarde a forma de um movimento, e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo. Se o século XVIII foi marcado pela objetividade, pelo iluminismo e pela razão, o início do século XIX seria marcado pelo lirismo, pela subjetividade, pela emoção e pelo eu.
O romantismo é a arte do sonho e fantasia. Valoriza as forças criativas do indivíduo e da imaginação popular. Opõe-se à arte equilibrada dos clássicos e baseia-se na inspiração fugaz dos momentos fortes da vida subjetiva: na fé, no sonho, na paixão, na intuição, na saudade, no sentimento da natureza e na força das lendas nacionais.
História social do Romantismo
A palavra romântico é frequentemente associada a um conjunto de comportamentos e valores.
Esse tipo de romantismo, porém, é diferente do Romantismo na arte. Este, também relacionado aos sentimentos, mas foi muito mais do que isso. Foi um amplo movimento que surgiu no século XIX e representou artisticamente