ACONSELHAMENTO PASTORAL PAPER
Francielli Maria Romani Rodrigues
Instituto Teológico Quadrangular
São José dos Pinhais - Pr
Aconselhamento Pastoral
Professor Paulo Mendonça
13/05/2015
RESUMO
A prática do aconselhamento pastoral é essencial dentro ou fora do convívio das igrejas. Algo que não nos falta nos dias atuais são os problemas. E de toda espécie. Financeiros, políticos, emocionais, familiares, espirituais, de relacionamento, de saúde, de segurança, de moradia, entre outros. Seu nível de agravamento decorre das influências das circunstâncias em que vivem ou trabalham as pessoas. E sobre eles ainda incide a pressão das mudanças éticas, morais, de costumes, de hábitos, deixando as pessoas confusas, a tal ponto que, na hora da angústia, não sabem qual é o melhor caminho a seguir. Sendo assim, todos precisam de ajuda para sobreviver, de auxílio para conseguir enxergar seus problemas e de cuidado para melhor solucioná-los.
Palavras chave: Aconselhamento, Confiança, Perdão, Quebra de Maldição, Deus.
1 INTRODUÇÃO
O Aconselhamento Pastoral é todo processo de cuidado, uma ação ou realização continuada e prolongada de alguma atividade que vise, ao final, o bem-estar daquele que necessita de cuidados. Porém, trilhar esse caminho de auxílio ao outro exige uma análise crítica dos fatores que envolvem a vida da pessoa em questão. Isso pode revelar as diversas origens do problema e, também, direcionar para os melhores caminhos a fim de solucioná-los.
Os problemas de origens pessoais podem ser identificados na história de vida do aconselhado e têm muito a revelar sobre quem é a pessoa, como chegou ao ponto em que está. Identificadas as raízes das questões que a atormentam, ficará mais fácil desenvolver um trabalho de acompanhamento, de cuidado pastoral, até que haja libertação dos sentimentos negativos, dos pensamentos ruins e da forma de vida que prejudica a si mesmo e aos outros.
Quando um indivíduo nasce, já encontra uma estrutura pronta para recebê-lo. No