Mundo Afora
mundo afora
Educação Básica e Ensino Médio
#11
Brasília, 2014
Prefácio
A Coleção Mundo Afora é publicada pelo Ministério das Relações Exteriores com o intuito de fomentar o debate no Brasil sobre questões de relevo para o desenvolvimento nacional, a partir da experiência de outros países. Edições anteriores trataram de políticas de incentivo à inovação, de internacionalização de universidades, da inclusão social de afrodescendentes, da promoção da igualdade de gênero, da criação de espaços verdes em áreas urbanas, entre outros temas.
Esta edição é dedicada à educação básica e ensino médio e tem o objetivo de estimular o intercâmbio de ideias no Brasil a respeito de tema tão estratégico para o desenvolvimento nacional. Busca descrever e, sobretudo, analisar experiências bem-sucedidas de outros países, tanto em instâncias públicas quanto privadas.
A cada capítulo são examinadas soluções encontradas por instituições privadas e governos estrangeiros para os desafios impostos pela constante necessidade de aperfeiçoamento das premissas e condições que regem as diversas políticas, programas e ações relativos à educação básica e ao ensino médio.
O artigo acerca do ensino finlandês, por exemplo, destaca as peculiaridades curriculares, além do processo de formação de professores que têm garantido ao país ocupar, nas últimas avaliações, os primeiros lugares no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), desenvolvido pela
4
Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento
Econômico (OCDE). O texto dedicado à analise do sistema educacional japonês, por seu turno, apresenta as características do programa de merenda escolar implementado no país, que tem garantido saúde aos alunos, diminuição de desperdício de comida em alguns distritos, além de excelente aceitação das refeições pelas crianças.
Já o capítulo sobre o sistema adotado no estado da Georgia, nos Estados Unidos, apresenta detalhadamente o programa STEM (acrônimo que, em