Port Individual estetica
1 INTRODUÇÃO 3
2 PESQUISA DE CAMPO E ANALISE DOS DADOS OBTIDOS 4
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO Segundo ANVISA (2005) cosméticos são preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, pele, sistema capilar, unhas, lábios, etc, com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência e ou corrigir odores corporais e ou protegê-los ou mantê-los em bom estado. O que não impede que determinados produtos possam causar reações ou desconforto em quem fizer uso.
A grande variedade de produtos marcas e das consequências que eles podem ter em cada individuo, advém do notável crescimento da indústria cosmética e o aumento do consumo de itens de beleza tanto em domicilio quanto em centros especializados. Que fazem com que o Brasil ocupe a terceira posição do mercado mundial (ABIHPEC, 2014).
Por isso esse trabalho foi desenvolvido para identificar, através de pesquisa de campo, algumas das reações indesejáveis causadas por produtos cosméticos em salões de beleza e as orientações dos profissionais nestes casos.
2 PESQUISA DE CAMPO E ANALISE DOS DADOS OBTIDOS
A pesquisa de campo foi realizada em dois centros estéticos localizados no município de Castanhal – PA. Ambos não deram autorização para a divulgação dos nomes dos centros, nem dos profissionais envolvidos. Então para facilitar a dissertação deste trabalho nomearemos os salões como Salão 1 e Salão 2.
Foram aplicados 1 questionário (ANEXO 1) com 13 perguntas à 5 clientes, sendo quatro do salão 1 e apenas uma do salão 2. De uma forma geral não foram encontradas dificuldades nem empecilhos, com relação a coleta dos dados. Foi possível fazer à observação de alguns procedimentos, e também vizualizar as marcas utilizadas, as proprietárias foram bastante receptivas, dentro do possível e do horário que me foi disponibilizado para a