Gestao de pessoas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
INTRODUÇÃO
A maneira que as organizações realizam a gestão de pessoas tem mudado em nível mundial. Tais mudanças são causadas pela ineficiência de métodos ultrapassados de gestão de pessoas que não atendem às necessidades e expectativas das empresas e das pessoas. Esta falência das formas tradicionais se deve vários fatores como o ambiente onde a organização de insere, os processos de globalização, a maior exigência de eficiência e eficácia nas relações comerciais, a melhoria dos produtos e serviços, mais agilidade no mercado e adaptação a mudanças cada vez mais complexas. A partir daí as empresas necessitam de profissionais cada vez mais autônomos e competentes naquilo que fazem, com maior comprometimento com os objetivos e estratégias organizacionais. Pode-se dizer que o maior desafio da gestão de pessoas atualmente é o de gerar e sustentar o comprometimento das pessoas com o aprimoramento de suas competências. Sendo que hoje encontram nas empresas maior espaço para desenvolvimento profissional e pessoal, visando sempre a manutenção da competitividade profissional a fim de alcançar os objetivos individuais e consequentemente alcanças as competências organizacionais da empresa.
Gestão por competência
1- Porque o modelo de gestão por competência é mais adequado a realidade das organizações atualmente.
Porque sem a gestão por competência a empresa não consegue mensurar a contribuição de cada um para a obtenção de resultados e, consequentemente identificar as competências individuais e quais precisam ser aprimoradas ou desenvolvidas e até buscar novos profissionais no mercado.
A gestão por competência é um modelo de gestão que passou a ser adotado a partir da década de 80, uma época de grande crise econômica para os EUA e países da Europa. Tem como foco desenvolver os