Gestao de pessoas
1. Ao considerar as comparações feitas pelo autor sobre “Educação para o Trabalho” e “Educação pelo trabalho”, que considerações expressam a vertente do instituído e a do instituinte sobre esse tema. Transcreva-as e justifique.
R:. Hoje percebe-se que está sendo tecida uma rede de múltiplas relações de causa e efeito entre esses dois tipos de educação.
Primeiro por conta da crescente autonomia do ser humano: o aluno, em vez de “objeto passivo” do processo de aprendizagem tornou-se sujeito desse processo. Converteu-se o principal responsável pelo seu desenvolvimento.
Segundo o autodesenvolvimento é um processo permanente: enquanto a pessoa estiver viva e gozar de saúde, ela deverá estar aprendendo a torna-se melhor.
Em terceiro o autodesenvolvimento da comunidade onde se encontra inserida.
2. Como você percebe a posição do autor com relação à Família, à Empresa e a Escola?
R:. A posição do autor em relação às duas instituições família e empresa percebesse que ambos tiveram mudanças, pois na família o próprio autor percebe que houve mudanças rápidas e profundas nas últimas décadas, em relação a família de décadas atrás para a família atual. Já a empresa houve uma transformação no espaço em relação à coordenação e integração dos bens e serviços produzidos, pois as empresas de grande porte percebe que para sobreviver, crescer e perpetuar-se precisam adotar o espírito de pequena empresa, operando de maneira ágil, leve e flexível na qual precisam favorecer a satisfação do cliente tendo uma prestação de serviço ou pós-venda satisfazendo o mesmo. Em relação à instituição escola a posição do autor e que a escola pouco ou nada evoluiu. Pois a escola ainda prepara as crianças e jovens para uma sociedade que existiu no passado, mas que não existe mais. Existem instituições que ainda repousa na memorização de conhecimento e seguem métodos pedagógicos.
3. Em qual das 3 organizações citadas, percebe-se, com mais