Gestao de liderança
Dependendo do tipo de empresa, do tipo de produto ou serviço, do sistema de produção utilizado e de outras características, a movimentação de materiais pode atingir um custo de 15 a 70 % do custo total da produção.
O estudo da movimentação de materiais deve levar em consideração todas as características do processo produtivo, já que faz parte inerente dele.
Dá-se o nome de movimentação de materiais a todo o fluxo de materiais dentro da empresa. A movimentação de materiais é uma atividade indispensável a qualquer sistema de produção e visa não somente o abastecimento das seções produtivas, mas também a garantia da seqüência do processo de produção entre as seções envolvidas.
A movimentação pode ser horizontal ou vertical. É horizontal quando a movimentação se dá em um espaço plano e em um mesmo nível. É vertical quando a empresa utiliza edifícios de vários andares ou níveis de altura.
A movimentação de materiais quando bem administrada pode trazer grandes economias para a empresa e um excelente resultado para a produção.
Principais finalidades da movimentação de materiais : 1. Aumento da capacidade produtiva da empresa, que pode ser conseguido : * através da redução do tempo de fabricação; * através do incremento da produção, pela intensificação do abastecimento de materiais às seções produtivas; * utilização racional da capacidade de armazenagem, utilizando plenamente o espaço disponível e aumentando a área útil da fábrica; 1. Melhorar as condições de trabalho, proporcionando : * maior segurança e redução de acidentes durante as operações com materiais; * redução da fadiga nas operações com materiais e maior conforto para o pessoal; * aumento da produtividade da mão-de-obra; 1. Reduzir os custos de produção, através da : * redução da mão-de-obra braçal pela utilização de equipamentos de manuseio e transporte; * redução dos custos de materiais, através de acondicionamento e transporte