Disoft
A empresa DISOFT Distribuidora foi fundada em 1984 de Softwa¬re, cujo objetivo estava em comercializar os produtos de uma software-house coligada (Nova Geração), dentre outras empresas de pequeno porte. A Nova Geração, fundada dois anos antes por Cláudio Emanuel de Menezes (principal acionista da DISOFT) e outros sócios, tinha como atividade o desenvolvimento de software para os mercados financeiro, de seguros e construção civil.
Cláudio Menezes visionou oportunidade num sistema de administração de carteiras de leasing (utilizada pelo Banco Crefisul), e tornou-se sócio majoritário da DISOFT Sistemas S/C Ltda, após desligar-se da Nova Ge¬ração (1986). Novos clientes foram conquistados em pouco tempo, com destaque para o Banco de Tókio, o Lloyds Bank e o Banco GM.
Como a Disoft possuía relações diretas com os executivos das instituições financeiras (seus clientes), beneficiou-se pelas indicações dos mesmos quando da necessidade de aquisições de softwares, ou seja, utilizou estratégias de Network. Portanto, em pouco tempo alcançou a liderança em seu segmento, ampliou e expandiu a carteira de clientes e se tornou líder no fornecimento de solu¬ções para leasing. Em 1995, o número de clientes se acentuou em função da abertura para operações de leasing para pessoa física.
Em busca de atender ao mercado e manter-se líder, empregou mais investi¬mentos em novas tecnologias, o que influenciava nas de¬cisões de compras. Tais influências a conduziram ao lança¬mento de uma nova plataforma, com base em uma arquitetura cliente-servidor, com banco de dados re¬lacional que rapidamente se consolidou no mercado. Em 1999, empreendeu uma nova tecnologia com forte tendência no mercado: a linguagem JAVA com o projeto WEBCRED, cujo primeiro cliente foi o Banco General Motors. Desta forma, a DISOFT foi a pioneira nos produtos de crédito.
Entretanto, o mercado encontrava-se em fase de mudança (1999), e o que era considerado motivação para