Gestao de desempenho
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: Sessão 1
Você, na qualidade de chefe ou de subordinado tem participado, como sujeito activo ou passivo, na classificação anual, a que todo funcionário ou agente do Estado é submetido todos os anos. Isto é, você tem avaliado seus subordinados ou tem sido avaliado pelo seu superior hierárquico. Como pode compreender, estamos já a falar da avaliação do desempenho e a questão que se coloca é o que é?
Você já viu na Unidade X, Sessão Y, que avaliar é medir, estimar, julgar, fazer de conta, e desempenho é cumprir o que está determinado na função. Presta atenção, desempenho não é comportamento, estas são duas realidades distintas. Se percebeu a diferença, agora pode definir a avaliação do desempenho.
O conceito de avaliação do desempenho é apresentado de formas diversas, como terá constatado na Unidade X, Sessão Y. Nesta unidade definimos a avaliação do desempenho como sendo a apreciação sistemática do comportamento do indivíduo na função que ocupa, suportada na análise objectiva do comportamento do funcionário diante dos conhecimentos, habilidades e atitudes considerados indispensáveis ao desempenho da função, bem como o seu potencial de desenvolvimento e a consequente comunicação dos resultados. Desta definição, você deve prestar atenção a alguns elementos, a saber:
a) sistemática observação do comportamento do indivíduo na função;
b) Objectividade na análise das competências;
c) Desenvolvimento do potencial do colaborador;
d) Comunicação ou feedback
Primeiro elemento, por sistemática observação do comportamento do indivíduo na função, entende-se o acompanhamento permanente exercido pelo chefe ou supervisor, na qualidade de avaliador, sobre o comportamento manifestado pelo subordinado na função que desempenha. Dito em outras palavras, o avaliador observa sistematicamente ou constantemente o que o avaliado faz na sua função, verifica como o subordinado executa as actividades, quando