gestao de demanda
A Gestão de Demanda atua na interface entre produção e mercado. Relaciona-se à área comercial (setor de vendas). Sendo assim temos alguns exemplos da Gestão de Demanda para montar um negócio: Inicialmente precisa-se conhecer bem o mercado e saber se existe uma quantidade suficiente de clientes, e sempre considerando os concorrentes existentes. O próximo passo é estimar o volume que se pretende vender por mês, para se montar um negócio sustentável. Faz parte também o Gerenciamento dos pedidos que serão feitos quando o negócio já estiver em funcionamento. As informações reais dos pedidos é que vão realimentar e eventualmente corrigir as previsões inicialmente feitas, mas isso quando o negócio já estiver em andamento.
Gestão de Operações
Histórico
Faz parte da natureza humana transformar coisas. Desde os tempos pré-históricos, a civilização humana tem convertido matérias-primas em produtos acabados. Este é um fenômeno que normalmente envolve uma série de elementos, entre eles um mínimo de coordenação e controle das atividades. Gerenciar essas operações, mesmo que de forma primária, faz parte também da natureza humana, uma vez que a civilização evoluiu por causa da especialização das atividades e do caráter colaborativo dos seus membros. Muito antes do surgimento dos termos “gestão” ou “engenharia de produção”, o homem já procurava organizar os recursos para fazer seus produtos ou prestar serviços da forma mais racional possível.
A ciência de gestão de operações só aflorou de forma mais consistente e organizada a partir da Revoluçao Industrial, mais especificamente a partir de meados do século XIX. A partir daí, esse conhecimento se desenvolveu de forma exponencial. O processo deixou de ser artesanal para ser industrial. Um processo industrial pode ser definido como um conjunto de decisões e ações planejadas para transformar matérias-primas em produtos com valor de mercado. A figura abaixo ilustra o desenvolvimento desse