Gestão da Demanda
A Gestão da Demanda está relacionada com a habilidade de prever a demanda, com o canal de comunicação com o mercado, no poder de influência sobre a demanda, na habilidade de cumprir prazos, e de priorizar e alocar os recursos disponíveis.
Um sistema para Gestão de Demanda deve colher informações de mercado, gerar previsões baseadas em histórico de vendas, projetar e monitorar o desempenho das vendas e gerar informações detalhadas que alimentem o processo de gestão de materiais e de produção.
Para se criar um norte, chamada previsão, pode-se utilizar modelos estatísticos que irão considerar o comportamento de cada linha de produto, em cada região ao longo do tempo.
Os softwares de hoje contêm vários modelos e estes podem ser testados automaticamente de modo que o usuário não precise saber estatística em profundidade para decidir qual modelo utilizar. Com estes facilitadores pode-se, portanto, se criar um bom norte para as discussões de planejamento, nas chamadas reuniões de S&OP.
O OMC, em parceria com PROFILE, oferece ferramenta especialista de previsão de vendas. O E-Forecast possui abordagem estatística voltada para previsão de demanda. Esta técnica tem como objetivo detectar padrões nos dados e ampliar esses padrões como previsões. Possui um modelo regressivo integrado à média móvel, em particular, é usado tanto para ganhar a compreensão dos padrões de dados e para prever na série. Diferentes parâmetros são usados para detectar as tendências.
Fontes http://knowledge.othink.com/index.php/vendas/83-gestao-de-demanda http://www.neolog.com.br/neolog/site/pdf/artigos/gestao-da-demanda.pdf http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/297 http://www.omcconsult.com.br/artigos/previsao-da-demanda-integrando-a-cadeia-de-suprimentos/
Nível da Previsão
O processo de previsão de vendas é muito importante na gestão da demanda. Dificilmente, uma empresa faz uma previsão 100% correta.
A incerteza da previsão de vendas se dá pelo mercado