Gestão Estratégica de Pessoas
1. O que é gestão estratégica de pessoas?
2. Qual o foco das ações do setor/área de Gestão de Pessoas para que esteja integrada a estratégia da organização.
RESPOSTAS
1. Gestão de Pessoas é o conjunto de ações que vai desde o recrutamento até o desenvolvimento da pessoa alinhada aos objetivos organizacionais. Abrange toda técnica e metodologia em subsistemas de recursos humanos, a saber: quadro de pessoal, recrutamento, seleção, admissão, administração de pessoas (documentação, registro, prontuário, pagamento, férias, etc.), disciplina, integração, avaliação de desempenho, cargos e salários, segurança do trabalho, além das ações voltadas ao clima organizacional.
A Gestão torna-se estratégica quando se relaciona a pessoa com o sistema e com isso, a organização consegue compatibilizar e tornar os recursos humanos produtivo e estratégico.
Pessoas são as grandes responsáveis pelo sucesso ou pelo fracasso de uma empresa. E ao contrário das máquinas, pessoas possuem brilho próprio, soluções criativas e emoção em suas ações, todas estas qualidades são pontos positivos à favor da empresa, entretanto, somente quando bem reguladas. Como uma máquina pessoas também passam por desregulagens, atritos, dificuldades e cabe então ao gestor de equipe ou dono da empresa aplicar algumas práticas para gerenciar talentos e crises.
2. O mercado está cada vez mais dinâmico e competitivo e, neste contexto, o papel da gestão de pessoas torna-se primordial para o sucesso ou insucesso de uma organização. Chiavenato (1999) diz que a gestão de pessoas vem sendo a responsável pela excelência de organizações bem sucedidas e pelo capital intelectual que simboliza e, mais que tudo, a importância do fator humano em plena era da informação.
O capital intelectual manifesta-se em todas as ações da vida, em decisões e até mesmo na sobrevivência da espécie humana. Isso até bem pouco tempo não vinha sendo observado pelos administradores como beneficio