Redes de comunicação
Largura da Banda, de um cabo ou canal de transmissao, é a diferença entre as frequencias(hertzs) mais alta e mais baixa que esse canal permite ou utiliza. Como são em Hertzs, são impulsos por segundo.
Quanto maior a largura de banda, maior a capacidade de transmissão de informação, tal maior capacidade de transmissao, pode traduzir-se em taxas de transmissão mais elevada, ou seja, varios fluxos de mensagens ao mesmo tempo (multiplexação).
A Taxa de Transmissão de um meio físico é a quantidade de bits que a esse meio consegue transmitir por segundo(bps).
Essas taxas entre dois computadores dependem de fatores, como: caracteristicas de cabos, o tráfego de mensagens provenientes da rede, a utilização de largura da banda para transmissao de um só ou vários fluxos de mensagens ao mesmo tempo. Tendo funções como:
O tempo de resposta pode ajudar um administrador de rede a localizar com precisão onde estão os gargalos potenciais duma rede.
Ao analisar as taxas de transferência de dados e ajustá-las de acordo como medida preventiva,um sistema pode tornar-se mais eficiente e mais preparado para lidar com restrições extras de largura de banda em momentos de uso intenso.
O Atraso é o tempo necessário para que uma unidade de informação deixe a origem e chegue ao destino.
O atraso pode ser decomposto em vários tipos, dependendo da localização do trajeto que está sendo analisado.
Basicamente, existem 4 tipos de atraso nas redes de dados: Propagação, Transmissão, Enfileiramento e Processamento.
Eles serão analisados separadamente na próxima unidade. Quando somamos todos esses atrasos, obtemos o Atraso Total fim a fim, que é o tempo dispendido pela informação entre dois nós da