gestao de custos
1. Qual o objetivo da gestão de custos?
2. Definição e classificação, gastos, custos e despesas – Ex: Empresa Industrial.
3. Componentes e as contas básicas no processo de custeio.
4. Tipos de custeio:
4.1. Custeio por absorção.
4.2. Custeio direto ou custo variável.
5. Produção por ordem ou encomenda.
6. Produção contínua ou em série.
7. Ciclo da Contabilidade dês Custos da Estratégia aos Custos.
8. Abordagem do custeio variável.
9. Tomada de decisão sobre produto.
10. Vantagens do custeio variável.
11. Bibliografia.
1. Qual o objetivo da gestão de custos?
É o efetivo controle das atividades produtivas é condição indispensável para que qualquer empresa possa competir em igualdade de condições com seus concorrentes, hoje em dia. Sem este controle, ou seja, sem a capacidade de avaliar o desempenho de suas atividades e de intervir rapidamente para a correção e melhoria dos processos, a empresa estará em desvantagem frente a competição mas eficiente.
Tratando-se do controle de desempenho, cada vez mais as informações de custos assumem importância, exigindo que as estratégias estejam vinculadas às diferentes perspectivas de custos. Ou melhor, de acordo com o posicionamento estratégico, os custos assumem papéis distintivos, permitindo diferentes formas de atuação das administrações ( maior ou menor ênfase ao seu controle).
A gestão de custos, independentemente das técnicas a serem utilizadas, pode se transformar em fator diferenciador em relação a concorrentes, pares ou mesmo entre unidades de uma mesma organização.
2. Definição e classificação, gastos, custos e despesas – Ex: Empresa Industrial.
Gastos: É a obtenção de bens ou serviços, só existem gastos quando houver reconhecimento contábil da dívida ou redução do ativo dado em pagamento.
Custos: Estes estão ligados diretamente a produção é um consumo relativo a um bem ou serviço que é empregado na produção.
Despesas: É todo bem ou serviço consumido