Importância do Sistema Financeiro Nacional
O desenvolvimento do sistema financeiro tem sido considerado um instrumento relevante para o processo de desenvolvimento econômico dado seu papel de intermediador financeiro e alocador de recursos escassos.
Neste sentido, a importância do sistema financeiro para a economia de um país, não consiste somente no conjunto de serviços oferecidos pelas instituições financeiras para agilizar as transações comerciais e as tomadas de decisão no mercado financeiro.
Sua relevância concentra-se, principalmente, no fato de estar intrinsecamente relacionado com o nível de atividade econômica ao realocar recursos entre agentes superavitários e deficitários através da concessão do crédito.
Sendo assim,compreender o papel do crédito para o desenvolvimento econômico é tão relevante quanto entender o funcionamento do sistema financeiro no que se refere a aspectos como formação da taxa de juros, formas de classificação de risco e instrumentos utilizados para sua redução e as implicações destes fatores sobre a oferta e a demanda de crédito na economia de um país.
Com relação às competências e aos objetivos do Banco Central do Brasil (BACEN), ao qual compete cumprir e fazer cumprir as disposições que lhe são atribuídas pela legislação em vigor e pelas normas expedidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
Conselho Monetário Nacional e responsável por garantir o poder de compra da moeda nacional, tendo por objetivos: zelar pela adequada liquidez da economia; manter as reservas internacionais em nível adequado; estimular a formação de poupança; zelar pela estabilidade e promover o permanente aperfeiçoamento do sistema financeiro. Dentre suas atribuições estão: emitir papel-moeda e moeda metálica; executar os serviços do meio circulante; receber recolhimentos compulsórios e voluntários das instituições financeiras e bancárias; realizar operações de redesconto e empréstimo às