Inflação e seus reflexos na economia
01 - “O que significa inflação”?
01 - Qual é a importância para um sistema econômico a existência de um sistema financeiro nacional bem estruturado e confiável?
Sua importância está na sua existência e suas atribuições estão contempladas pela Constituição Federal, o sistema financeiro nacional é estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do país e a servir aos interesses da coletividade, ele é estruturado em dois subsistemas: um normativo e outro de intermediação.
A Estrutura do Sistema Financeiro Nacional é dada pela Lei 4.595.
02 - No Brasil, e possível afirmar que possuímos um sistema financeiro nacional confiável, justificando?
Não é possível. Nós ainda temos muitas incertezas e riscos. O sistema financeiro já tem inúmeros riscos próprios, que são sempre potencializados pela incerteza, isso está sendo comprovado por essa crise econômica que estamos convivendo, até mesmo as economias mundiais mais bem estruturadas, estão passando por um período muito difícil. Isso gera mais incerteza, aumenta riscos, e naturalmente, atrapalha o desenvolvimento de um país.
03 - Quais as subdivisões do sistema financeiro brasileiro entendendo a função de cada órgão pertencente a cada um?
O sistema financeiro nacional está estruturado em dois subsistemas o Normativo e o de Intermediação.
O subsistema normativo fiscaliza e regula, é constituído pelas autoridades monetárias vinculadas ao Conselho Monetário Nacional, que regulamentam através da normalização do funcionamento do SFN de acordo com a política monetária do governo, fazem parte dele: - Conselho monetário nacional (CMN), ele é considerado o órgão máximo do SFN, sua responsabilidade é a elaboração da política monetária do país. - Banco Central, é considerado um órgão fiscalizador e executor da política monetária que estabelece o elo entre o governo (CMN) e o mercado, zelando pelo perfeito funcionamento das instituições integrantes