Gestao de competencia e desempenho
No meu consentimento os dois tipos de gestão se completam para uma visão organizacional.
A gestão de competência é a resposta para um mundo globalizado e em mudanças constantes, a capacidade de adaptação dos colaboradores em se enquadrar as novas situações é uma das chaves de sucesso das organizações e dos indivíduos.
Antigamente os conceitos organizacionais começaram a ser questionados, principalmente em relação as mudança constantes que afetaram os ambientes externos e internos das empresas.
O colaborador deveria ter competência para desenvolver suas tarefas na organizaçao, se sentia motivado e buscava cada dia mais auto desenvolvimento, que por outro lado lhe trazia satisfacao no seu ambiente de trabalho.
A gestão do desempenho tem sido uma importante ferramenta de competitividade e de identidade organizacional.Ela permite que colaboradores, gestores e a área de Recursos Humanos, construam ciclos virtuosos de comprometimento, na medida em que articulam os interesses da empresa, da área e do indivíduo.
Elas estão voltadas para tornar o dia-a-dia nas empresas mais eficientes e organizados, visto que o conceito da competência é a capacidade de alguém se sobressair sobre certos assuntos.
Hoje em dia no mundo organizacional competitivo as empresas estão recorrendo a utilização de modelos novos, tendo como objetivo planejar , selecionar e desenvolver as qualidades necessárias para o negocio.
Assim, temos a gestão de competência que faz parte de um sistema organizacional que toma como referencia a estratégia da organização e direciona suas ações de recrutamento e seleção, treinamento, gestão de carreira e formalização de alianças estratégicas, com a finalidade de atingir os objetivos.
Já a gestão de desempenho surgiu como inovação para técnicas de avaliação de desempenho, de forma que apenas o trabalho previamente planejado devia ser o objeto da avaliação.
Esperava que a competência do colaborador fosse realmente